terça-feira, 7 de agosto de 2007

Em julgamento, a maioridade penal.

Neste mês, os alunos do Ensino Médio de Araguari e Ituiutaba iniciaram os debates em sala de aula sobre a redução da maioridade penal. A proposta de trabalho é analisar os argumentos favoráveis e contrários a redução da maioridade penal,
bem como as controvérsias de cada ponto de vista.

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL ?

A sociedade discute se os menores infratores devem ser punidos como adultos.


Para você, a solução é mudar a lei ou melhorar a educação?

3 comentários:

Anônimo disse...

Profª Claudia e leitores do "Redação em Debate", creio que o tema é muito polêmico e a meu ver, a educação brasileira está defasada. A falta de estruturas familiares e de instituições de ensino de qualidade para toda a população vem mostrando os resultados nas gerações que estão aí!
A moçada não possui mais limites e confundem liberdade com libertinagem. A violência é resultado da alienação e falta de regras rigidas.
Algumas pessoas dizem que os reformatórios são os melhores lugares para jovens infratores, mas tomemos por exemplo a FEBEM, de que ela adianta se de lá saem jovens ainda mais revoltados (já que são tratados como animais e não ressocializados e intruidos a cumprir com os deveres sociais, instruidos para o crime e violência e são criminosos em potencial. Já que saem marginalizados pela sociedade que "cumpre" com os deveres sociais.
A falta de controle de filhos e a liberdade que as escolas oferecem fazem do jovem hoje grandes aventureiros que não querem mais como utilizar todos os recursos para o bem, não generalizando claro.
A punição para os menores de idade deveria vir com o servir à sociedade, inserindo-os no contexto social, colocando-os frente a frente com a realidade de Brasil e não apenas do mundo que vivem eles.
Acredito eu, que a má aplicação de verbas pelo governo é que não oferece infra estruturas corretas para re-inserir os jovens na sociedade com condutas mais humanas e por isso colocam nas manchetes, que assim como fizeram para a liberação de armas de fogo, querem fazer para "conter" os menores infratores reduzindo a maioridade penal. Mas isto é apenas um véu para tentar vedar os furos do governo para com a sociedade que está estupidamente fora de controle.
Educação social é resultado da educação que deve começarno berço.



Juliana Maciel Fernandes
Blog: http://limitedediction.blogspot.com

Anônimo disse...

claudinha e leitores do redaçao em debate estou com novo tecto no limitedediction
me visitem!
Claudinha voce esta na minah coluna de favoritos
Beijos
Juliana fernandes editora e redatora do http://limitedediction.blospot.com

Anônimo disse...

É interessante entender a problemática que envolve o assunto "maioridade penal", isso porque alguns adolescentes criminosos cometeram delitos, toda a atual juventude será punida. Isso é justiça?